«Mais do que qualquer outra invenção singular, a escrita transformou a consciência humana» (Walter Ong) |
Hermes ou a experiência da mediação (Comunicação,Cultura e Tecnologias)
A intenção deste livro é apresentar uma visão transdisciplinar da cultura contemporânea à luz do seu cruzamento com as problemáticas dos novos media e das tecnologias da informação. Nele encontraremos o desenvolvimento de uma argumentação que toma o ensinamento grego, presente na sua mitologia, como paradigma e origem do próprio pensamento, partindo à descoberta dos territórios representados no seu mapa. Com ele procuram-se novas bases (já antigas) para alguns dos problemas fundamentais da cultura contemporânea, sobretudo no que diz respeito a uma fenomenologia da comunicação, às narrativas (oral/escrita/imagem), ao virtual, ao ludológico e ao técnico, com especial relevo para o pensamento que intersecciona as humanidades com as tecnologias.
I Parte: Em defesa do «Regresso dos Deuses»
1. Para uma crítica da razão pós-moderna
3. O Mito como arcano primacial do Espírito:
3.1. O mito como modalidade específica do Espírito
3.2. Cassirer e o modelo triádico de interpretação: Mimésis, analogia e símbolo
3.3. O ‘objecto’ mítico: mana/tabú
II Parte: No labirinto das Metamorfoses (Nigredo)
1. Diónisos-Plutão ou a Arte como alquimia do Verbo
2. Da melancholia saturnina: o «Sol niger» da Criação
3. Narciso e o Espelho: Virtualidade e heteronímia ou as aventuras pessoanas de Alice
III Parte: Para uma hermenêutica da experiência escrita
1. Edição Crítica, Hipertexto e Biblioteca electrónica: Dêem um modem a Fernando Pessoa
3. Dédalo e as Figur@ções Maquínicas da Escrita 2.0: Alfabetos, ars combinatoria e hipertexto
IV Parte: Prolegómenos a uma teoria Ludológica
1. Jogo #1/Nível #1: Do instinto de jogo aos jogos do imaginário
Bibliografia