Livros » O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: Edição e Estudo

O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: Edição e Estudo

© Luís Filipe B. Teixeira (Edição de Autor) / Escritas Mutantes® |

Série «Filosofia Pessoana» / 06 | 16 de Abril de 2024

PDF ISBN-978-989-99157-2-5 

EPUB ISBN-978-989-99157-3-2

Design/ilustração da capa de Tomás Reis 

 Clique aqui abaixo

 

 

(se não tem Kindle, descarregue o APP de leitura do Kindle de acordo com o seu suporte - telemóvel, iPad,PC -, disponível para IOS, Android, MAC e PC)

(já em pré-venda)

 

Com a edição deste O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: Edição e Estudo, e deste grande (e complexo) conjunto de algumas centenas de fragmentos (de extensão variável e em prosa) sobre a Filosofia Neopagã e o Neopaganismo de Fernando Pessoa, documentos do seu espólio existente na Biblioteca Nacional (Portugal) [BN/E3](também estudados a partir da sua biblioteca existente na Casa Fernando Pessoa[1]), pretende-se fornecer, ao grande público, um panorama, tão alargado quanto possível, em forma de vulgata (expurgada dos aparatos críticos, filológicos e de tradição, mas nem por isso com menor rigor científico e metodológico), esta vertente fundamental e fundante do seu pensamento e obras. Trata-se de documentos/fragmentos que, na sua quase totalidade, reunimos, organizámos, transcrevemos e editámos pela primeira vez (em termos de corpus), sobre o ideal neopagão e o «Paganismo Superior» defendido por Fernando Pessoa e seus heterónimos, nomeadamente, pelas vozes do ortónimo, de Reis e do Dr. António Mora, quer numa edição do Acarte (1996)[2], quer na nossa tese de Doutoramento (1998)[3], posteriormente editada pela IN-CM (2002). Assim, como sempre desejámos fazer e defendemos, facultamos aqui ao grande público, nacional e internacionalmente, bem como para toda a Lusofonia, em livro único e em modo de vulgata «O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: Edição e Estudo» e leitura sequencial, este conjunto (organizado de acordo com os seus «Projectos» do espólio) de todos estes textos essenciais à compreensão do pensamento e obras do Poeta, isto após terem sido «laboratorialmente» («labora, ora…») recolhidos, transcritos, organizados e, mesmo, editados e «testados» cientificamente, agora aqui «revisitados» e «relidos» com algumas «afinações», como acrescentaria o Poeta.

A nossa ideia sempre foi (e é) que, desde o momento em que foi estabelecida a totalidade da edição crítica, com o rigor filológico e metodológico inerentes, de todos estes documentos, isto é, tendo sido efectuado todo o trabalho de investigação (e hermenêutico), de recolha, organização e transcrição de todo este material, segundo uma metodologia «arqui(hiper)textual» (a partir dos seus projectos existentes, igualmente, no seu espólio, bem como, a partir de critérios científicos e filologicamente adequados, testados e aprovados academicamente, se produzisse uma edição
vulgata para ser lida e usada pelo grande público, permitindo, assim, o acesso a este essencial núcleo do seu Pensamento e Obras mas, por amplificatio, da própria Cultura Portuguesa e, igualmente, Lusófona e Universal. Ora, aqui está! Viva o «Dia Triunfal» e mais uma efeméride dos anos (a 16 de Abril) do Mestre Alberto Caeiro, de quem o Dr. António Mora foi o seu «continuador filosófico»!

 «O Grande Pan renasceu!»


[1] Onde reside toda a sua biblioteca, contendo cerca de mil e duzentos livros, alguns deles, bastante sublinhados e, sobretudo, anotados (cruzando com os seus documentos de Espólio e, por vezes, elucidando certas dúvidas, quer de transcrição e de datação, quer de conteúdos).
[2] Luis Filipe B. Teixeira (1996),
Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: Subsídios para uma edição crítica, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian).

[3] Defendida na FCSH da Universidade Nova (Nov. 1998) e editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda. Luis Filipe B. Teixeira (2002),
Obras de António Mora, de Fernando Pessoa: Edição e Estudo, Lisboa: Casa da Moeda-Imprensa Nacional.

Índice

Introdução geral.

 

I PARTE: O Ideal Neopagão, o Neopaganismo Português e o Paganismo Superior

 

I.1. O Neo-paganismo portuguez e a Mythologia Nova (Fernando Pessoa)

I.2  «O Regresso dos Deuses» (Ricardo Reis)

I.3.  A phase neo-pagã (Ricardo Reis): O Ideal pagão

1.3.1. O ideal pagão

1.3.2. Sciencia e Religião      

I.4.  Prefacios do Dr. Ricardo Reis

I. 4.1.  Aos «Poemas completos» de Alberto Caeiro

1. Introducção. Razões de escrever o prefacio. Razões para tornal-o mais vasto que parece comportar o assumpto. Alberto Caeiro, suas relações pessoaes com o A. Interesse e importancia da sua obra. Valor da sua obra como signal da reconstrucção do paganismo.

2. O conceito de paganismo. Characteres metaphysicos (isto é, essenciaes) do paganismo  greco-romano.   Distincção   metaphysica   entre   o   paganismo     greco-romano e os polytheismos da India e do Norte da Europa. Distincção entre o paganismo e o christismo, no ponto de vista metaphysico. ¾ A ethica pagan, como se distingue das outras. ¾ A esthetica pagan, seus characteristicos essenciaes. ¾ Resumo do em que consiste o conceito de paganismo.

3. Alberto Caeiro como Reconstructor do Paganismo.

4. Para que serve uma reconstrucção do paganismo. ¾ O christismo é um paganismo adulterado. Toda a evolução util a dentro do christismo tem sido por uma dechristização. Os trez elementos do christismo e a sua separação presente. Utilidade da reconstrução do paganismo. ¾ Sentido d’essa reconstrucção. Não deve ser feita como Caeiro queira, mas com deuses. Conceito de deus no paganismo.

5. Conclusões geraes sobre a obra de Caeiro e a sua extensão e valia.

[Apêndice:]  Introduction to AC’s poems

I.4.2.  Prefacio ao seu livro de «Odes»

I.5.  0 Paganismo Superior −Theoria do Paganismo (Fernando Pessoa)

II PARTE. O Homem e a Obra: O Dr. António Mora e «a verdade metaphysica e practica do paganismo»

(Estudo)

Proémio

A la recherche do retrato contrapontístico do  «médico de cultura» e figura «sanatorial»: Quem teria sido e qual o álibi para a existência do Dr. António Mora?

II.1. Viagem «sanatorial»: As «pegadas» de uma existência (documentos do Espólio)

II.1.1. «Na Casa de Saude de Cascaes»

II.1.2. Aspectos

II.1.3. Notas para a Recordação de Meu Mestre Caeiro (Álvaro de Campos - Excertos em que o Dr. António Mora é referido)

II.1.4. Texto de Thomas Crosse

II.1.5. ATHENA e o Programa do Periodico

II.1.6. Projectos

a) Assinados por António Mora

b) Atribuídos por Fernando Pessoa a António Mora.

II.2. Obras Atlânticas/Edições da Cosmópolis

II.2. A. ATHENA: Cadernos de reconstrucção pagã/Cadernos de reacção pagã/Cadernos [quinzenaes] de Cultura Superior

II.2.A.1. Primeiro Caderno:

O Regresso dos Deuses: Introducção á obra de Alberto Caeiro

I. Prolegomenos a uma reformação do Paganismo (Theoria Geral do Paganismo Novo)/Prolegomenos a uma reconstrucção do Paganismo

II. Fundamentos do Paganismo (Contrathese á «C.r.P.» de Kant e tentativa de reconstruir o Objectivismo Pagão)/Os Fundamentos — Theoria do Dualismo Objectivista/Os Fundamentos — Theoria do Monismo Objectivista

II.2.A.2. Segundo Caderno: Introducção ao Estudo da Metaphysica

II.2.A.3. Terceiro Caderno: Milton Superior a Shakespeare

II.2.A.4. Quarto Caderno: Ensaio sobre a Disciplina

II.2.B.  Dissertações

II.2.B.1. Dissertação sobre o Artificialismo

II.2.B.2 Dissertação a favôr da Allemanha e do seu procedimento na Guerra Presente

II.2.C.  Orpheu

II.3.  Textos suplementares

II.3.1. Textos em que Pessoa hesita na atribuição (Mora ou Pessoa? Reis ou Mora?)

II.3.2. Textos de confronto e réplica a António Mora

II.3.3. Textos não assinados e sem título, passíveis de serem criticamente atribuídos a A. Mora, embora sem acentuado grau de certeza.

II.3.4. Varia.

Bibliografias

A. Fernando Pessoa 

 

A.1. Activa

A.2. Passiva. 

B. Bibliografia Geral.

 

 

 


Enviar    Imprimir

Copyright © 2024 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License