Início
Podcasts «Pessoana» | Escritas Mutantes (canal spotify)
Formação (Contínua) de Professores (das áreas/domínios creditados)
Consultoria (Científica, Pedagógica e Profissional)
Assessorias (Científicas, Literárias e Editoriais)
Coaching (para Docentes e Organizações)
Seminários Intensivos (Académicos e Empresariais)
Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling
Oficinas de Leitura
Workshops
LabText
«Begin at the beginning», the King said gravely,«Then proceed straight through to the end, then stop» (Lewis Carroll, Alice in Wonderland) |
Apresentação de «O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão» (online-Internacional)
O professor Erick Felinto receberá o ensaísta, filósofo e professor Luis Filipe B. Teixeira para uma palestra sobre o o livro “O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão”.
Data : 21/10/24 (segunda-feira)
Horário: 15h/ 19 horas de Lisboa
Evento online e gratuito (link na bio)
(livro/ebook disponível em
ou
versão kindle em
Resumo:
Com a edição deste “O Regresso dos Deuses. Fernando Pessoa e o Ideal Neo-Pagão: Edição e Estudo de Luis Filipe B. Teixeira”, e deste grande (e complexo) conjunto de algumas centenas de fragmentos (de extensão variável e em prosa) sobre a Filosofia Neopagã e o Neopaganismo de Fernando Pessoa, documentos do seu espólio existente na Biblioteca Nacional (Portugal) [BN/E3], pretende-se fornecer, ao grande público, um panorama, tão alargado quanto possível, em forma de vulgata (expurgada dos aparatos críticos, filológicos e de tradição, mas nem por isso com menor rigor científico e metodológico), esta vertente fundamental e fundante do seu pensamento e obras.
A nossa ideia sempre foi (e é) que, desde o momento em que foi estabelecida a totalidade da edição crítica, com o rigor filológico e metodológico inerentes, de todos estes documentos, isto é, tendo sido efectuado todo o trabalho de investigação (e hermenêutico), de recolha, organização e transcrição de todo este material, segundo uma metodologia “arqui(hiper)textual” (a partir dos seus projectos existentes, igualmente, no seu espólio, bem como, a partir de critérios científicos e filologicamente adequados, testados e aprovados academicamente, se produzisse uma edição vulgata para ser lida e usada pelo grande público, permitindo, assim, o acesso a este essencial núcleo do seu Pensamento e Obras mas, por amplificatio, da própria Cultura Portuguesa e, igualmente, Lusófona e Universal. «O Grande Pan renasceu!»